mscmtr

Festival Termómetro

Começa hoje o 19º Festival Termómetro

Tem início hoje à noite a partir das 23 horas a 19ª edição do clássico Festival Termómetro. O evento, que conta com 20 bandas a concurso, divide-se desta vez em 4 eliminatórias novamente a realizar entre as cidades do Porto e de Lisboa, sendo que este ano a final está marcada para a capital, no Ritz Clube, a dia 2 de Fevereiro com apresentação de Zé Pedro dos Xutos e Pontapés.

Dos projectos apurados 15 são oriundos do território nacional e 5 são internacionais (3 oriundas de Espanha e 2 de França) que serão divididos em grupos de 5 e distribuídos pelos seguintes espaços: Primeiro Andar, Casa Independente, Armazém do Chá e Plano B. Consultem mais abaixo a distribuição das bandas concorrentes pelos locais referidos.

Os prémios para os vencedores são muitos e aliciantes: um lugar garantido como cabeças-de-cartaz no dia 0 do Festival Vodafone Paredes de Coura, uma viagem a Londres (ou a qualquer outro destino que esteja disponível pela easyjet), a produção de um videoclip e de um EP com 4 temas originais e, claro está, um troféu representativo da vitória na final.

Existente desde 1994 e idealizado por Fernando Alvim, pelo Termómetro (Unplugged e neste novo formato) já passaram nomes como Blind Zero, Ornatos Violeta, Silence 4, Noiserv, The Astonishing Urbana Fall, Mazgani, DJ Ride, Lupanar (de Ana Bacalhau, actualmente nos Deolinda), Terrakota, Capicua, You Can’t Win Charlie Brown, Salto, Richie Campbell ou CRISIS, os vencedores do ano passado.

Mais informações podem ser obtidas através do sítio oficial do Festival Termómetro ou do blogue oficial de Fernando Alvim.

Primeiro Andar (Lisboa) – dia 11

. Max Suba
. Birkii
. Tio Rex
. Terceiro Direito
. Flume

Casa Independente (Lisboa) – dia 12

. Ciclo Preparatório
. Elektra Zagreb
. Berlinist
. Equateur
. Quelle Dead Gazelle

Armazém do Chá (Porto) – dia 18

. Fuckin’ Bollocks
. Olavo Lupia
. O Abominável
. Lazy Faithful
. Alfayate

Plano B (Porto) – dia 19

. FFORDD
. Tiger Picnic
. First Breath After Coma
. Rosemary Baby
. The Ballard Pond