mscmtr

"Desert Strike EP" de Fatima Al Qadiri

Fatima Al Qadiri – Desert Strike EP

“Desert Strike EP” é o título do último EP de Fatima Al Qadiri e cujo conceito é, segundo as suas palavras, “a sort of abstract audio memoir” para o qual a produtora kuwaitiana recorreu às suas recordações de infância da Operação Tempestade no Deserto que teve lugar durante a Guerra do Golfo Pérsico (1990) e ao contraste entre essa realidade e uma outra (virtual) ocorrida apenas um ano depois dessas ofensivas militares, numa altura em que já havia emigrado com os pais para Nova Iorque, onde ela e a sua irmã estavam viciadas num jogo FPS – first person shooter (ou melhor, atirador na primeira pessoa) – da Sega Megadrive que, nem de propósito, se intitulava… “Desert Strike: Return to the Gulf”.

Ora o “Desert Strike EP” acaba por funcionar quase como o culminar de uma catarse, um prolongamento lógico da temática da guerra explorando os limites da alienação, da repressão e dos envolvimentos resultantes de uma experiência aterradora nos “War Games” e das suas consequências na mente sensível de uma (duas) criança(s) que inadvertidamente se viu envolvida num teatro de guerra que não compreendia.

Nem de propósito, o seu primeiro single “Ghost Raid” é, precisamente, inspirado nos bombardeamentos do avião de combate “The Ghost” a.k.a. F-117A Nighthawk Stealth Fighter. Mas não só. Destaque ainda para as sintomáticas e auto-explicativas “Oil Well”,  “War games”, para além da faixa-título “Desert Strike” onde Fatima Al Qadiri mistura de forma bombástica as batidas militaristas com sonoridades synth inspiradas no folclore local e alguns murmúrios ofegantes e assustados, num trabalho que, como é fácil de entender, começou a ser concebido, se baseia e, ao mesmo tempo encerra um capítulo marcante da vida desta produtora.

Das cinco pistas que constituem o alinhamento do “Desert Strike EP” [FADE005], que já se encontra à venda numa edição da Fade To Mind, poderá ser escutada em stream e na sua íntegra o referido single “Ghost Raid” enquanto que das restantes quatro que o compõem só é disponibilizado um teaser de cada uma com uma duração de 2:30 minutos.

Alinhamento:

1. Ghost Raid
2. Oil Well
3. War Games
4. Desert Strike
5. Hydra

Facebook | Twitter