mscmtr

dj-izem

MSCMTR Guest Mix #11 por DJ iZem

Jérémie Kerouanton é Dj iZem, um produtor e dj francês, fundador do projecto Groovalizacion, que actualmente reside em Lisboa, tendo passado por diferentes países como o Brasil, Espanha, Argentina e Irlanda. A sua música recebeu grande elogios de nomes como Gilles Peterson e a revista Xlr8r, razão pela qual o convidamos para uma conversa e uma mix.

MSCMTR: Olá Jérémie. Antes demais obrigado por conversares com o Musicómetro. Decidiste fixar-te em Lisboa, depois de teres passado por diferentes países. Porquê Lisboa?
iZem: Olá e muito obrigado pelo convite. E parabéns pelo site. É uma boa fonte de inspiração!
Cheguei em Lisboa por acaso. Queria sair de Dublin, onde morava antes, para voltar a um país mais quente. Identifico-me muito com os países do Sul e minha ideia era ir para o Brasil. Só que antes de sair para o Brasil, queria passar mais uns meses na Europa para trabalhar na minha música. Achei que Lisboa era uma boa transição mas agora parece que vai ser mais do que uma transição. Já estou aqui há 6 meses e não quero ir embora.

MSCMTR: As tuas músicas tem uma sonoridade tropical, indo desde o afro-beat ao dub, do Brasil ou Jamaica, como deparamos no teu último EP, por exemplo. Explica-nos as tuas influências e raízes musicais.
iZem: Eu venho de uma cultura hip hop / soul / black music, mas viajei muito e fui descobrindo muitos estilos pelos lugares onde morei. A musica brasileira e afro-latina foi uma grande influência nos ultimos 7-8 anos, desde que sai de França. Em Dublin, nesses últimos anos, interessei-me muito pela cena electrónica, abstract hip-hop e as coisas mais experimentais. Ouve-se um pouco de tudo isso na minha música, acho.

MSCMTR: Fala-nos do teu projecto de rádio, Groovalizacion.
iZem: Groovalizacion é uma radio que leva um pouco de tudo isso, também! Começou há 4 anos quando morava em Buenos Aires mas nunca foi domiciliada num lugar fixo. O colectivo que gere a rádio está espalhado pelo mundo e são todos viajantes também. Há djs a fazer programas em Bruxelas, Dublin, Barcelona, Paris, Rio de Janeiro, São Paulo, La Paz… em 4 idiomas. Tentamos misturar sons que gostamos e também tocar alguns artistas e estilos mas “periféricos” – que têm menos visibilidade nos canais de média dominantes. O projecto esta um pouco parado neste momento porque todos os colaboradores estão muito ocupados com projectos pessoais, mas este ano vamos lançar um novo website e estamos a arranjar um estúdio para fazermos programas desde Lisboa. Mandarei mais informações quando for 100% oficial!

MSCMTR: Próximos projectos? Shows, novas edições?
iZem: Estou a produzir muito neste momento. Depois do EP fiz várias remisturas. Uma delas foi para a banda portuguesa Orelha Negra e vai ser lançado em breve.
Os meus objectivos nos próximos meses são melhorar a minha técnica de produção, fazer outro EP e também adaptar as minhas produções para tocá-las em palco. Actuo como DJ há muitos anos mas estou a mudar muitas coisas na minha maneira de tocar. Irei actuar em Lisboa dia 8 de Março na Casa Independente junto com o outro fundador da Groovalizacion, Toni Polo. Depois tenho vários shows marcados no resto da Europa para Abril / Maio. Em Dublin, Paris, Amsterdão e Londres. E também espero lançar a “Groovalizacion Lisboa” nesses próximos meses.

Ficaremos a aguardar todos estes desenvolvimentos com muita expectativa. E para aguçá-la ainda mais, ouçam em cima o nosso Guest Mix #11, por DJ iZem.

Alinhamento da mix:

  1. Gala Drop – Ital
  2. Toro y Moi – Touch
  3. Dj iZem vs Caetano Veloso – Madrugada
  4. James Blake – Air & Lack Thereof
  5. El Buho – Witches Brew
  6. Luis Alberto Spinetta – Donde Está el Topacio
  7. Movezerbe – Eau
  8. Silvia Robinson – Sweet Stuff
  9. Dj iZem – Belén (J.Dilla Tribute remix)
  10. Jose James – It’s All Over Your Body
  11. @Peace – Home
  12. Anita Tijoux – A veces
  13. Lady – Money
  14. Abayomy Afrobeat Orchestra – Malunguinho
  15. Orelha Negra – Throwback (iZem remix)
  16. Liam Bailey – Please Love Me

MAIS INFO: Facebook | Twitter | Radio Groovalizacion | Mixcloud